19/12/2011

Especial Festival TomaRRock 2011 - Abertura


Nesse mês de dezembro o Blog Manifesto Rock esteve em Boa Vista/RR, para a cobertura colaborativa do IV Festival TomaRRock – Música e Artes Integradas. Com o TomaRRock o Manifesto contabilizou a sétima participação em festivais independentes pela região norte. Conferimos bem de perto, o duro trabalho e todo os corres da organização pra realizar o festival. Manifesto Rock também conversou com algumas bandas da cena de Roraima, produtores e gestores culturais, jornalistas, blogueiros e ainda fez a divulgação na TV, rádio e jornal, da Revista Intera, projeto Riffs Desplugados, na qual a a partir de 2012, terá a parceria do Coletivo Canoa, além das bandas da cena rock manauara no extremo norte do país.

Para o leitor do Manifesto Rock ter uma ideia, O TomaRRock está em sua 4ª. edição, se consolidando como o maior festival do Estado de Roraima, mantendo sempre a diversidade musical e fomentando o intercâmbio com entre bandas da região norte.


Esse ano, o line up contou com 13 bandas, trazendo dois representantes do Amazonas, Nicotines e Nekrsot, e as atrações nacionais: Dr. Sin, Camarones Orquestra Guitarrística e Forfun.

Abertura do Festival


Manoel Villas Boas na abertura oficial do Festival TomaRRock

IV Festival TomaRRock teve início, no dia (01/12) no Teatro SESC Mecejana com o Palco Fora do Eixo, frente do Circuito FDE que trabalha o teatro e dança. Um bom público compareceu ao SESC Mecejana para prestigiar as atrações do primeiro dia do TomaRRock. As rimas rápidas, a embolada com tom bem humorado e ao mesmo tempo crítico de Buriti e Bacaba deram início ao Festival. A sensualidade do Tango da Cia Harmonia e Ritmo deu seguimento as apresentações sendo substituída depois pela descontração e as acrobacias do BreakDance. O DJ Eduardo Queiroz e o Movimento Urbanus tomaram a atenção do público mostrando a velocidade e a técnica dos BBoys.

Buriti & Bacaba - Embolada crítica no palco do Sesc Mecejana

O Tango da Cia Harmonia e Ritmo.

O breakdance do Movimento Urbanus (BBoys)

Com o fim das apresentações de dança os catarinenses do Circo da Mata subiram ao palco trazendo o Teatro Circense ao SESC Mecejana. Os Palhaços Palito e Fina fecharam a noite dando ao público o tesouro da alegria. A dupla levou crianças e adultos ao delírio em um espetáculo cheio de surpresas, baseado na interação direta com o público.

Palito & Fina, humor inteligente que sacudiu o Teatro Sesc.

Segundo a produção do Festival, feita pelo Coletivo Canoa Cultural, o TomaRRock 2011 mostra que é um caldeirão artístico sem preconceitos.
Silmara Costa, Cia Arteatro, Palco Fora do Eixo-RR e Claudia Schulz, Gestora Nacional do Palco Fora do Eixo


Cláudia Schulz, Gestora Nacional do Circuito Fora do Eixo, esteve presente na apresentação e conheceu de perto as atrações do Palco Roraimense. "Fiquei muito feliz ao ver o que tem sido realizado em Roraima. Os grupos estão de parabéns. Todas as apresentações foram ótimas", afirmou.

Manoel Vilas Boas, gestor do Coletivo Canoa Cultural, também comemorou o sucesso do primeiro dia do Festival TomaRRock. "A recepção ao Palco foi extremamente positiva, as atrações agradaram ao público, que retribuiu a dedicação dos artistas com aplausos e risos. Espero que a interação e reciprocidade entre artistas e público sigam até o fim do Festival", afirmou.


Manoel Villas Boas em entrevista para os Blogs Manifesto Rock/Som Independente (com Vinicius Tocantins)

Programação Didática – Observatório Fora do Eixo

No sábado, (03/12), iniciaram as atividades do Observatório Fora do Eixo. A Gestora Nacional do Palco Fora do Eixo, Claudia Schulz, ministrou, durante a tarde, uma oficina sobre a produção de refletores com material reciclável . A noite a atriz e gestora cultural falou sobre os novos rumos do Teatro e da Dança no Brasil. Representantes das Cias de Teatro e Dança de Boa Vista, o Fotógrafo Wank Carmo e o Cuia Coletiva participaram
das atividades.


Mesa Redonda – Mídia 2.0 – Comunicação e Cultura Digital


Na quinta-feira (08/12), a programaçãodo Festival volta com todo o gás no Cine SESC Digital com a Mesa Redonda sobre Mídia 2.0 - Comunicação e Cultura Digital, com os jornalistas Humberto Finatti (SP) Blog Zap n’Roll, Rolling Stone, Estadão, Portal Terra, Sandro Nine (AM) Blogs Manifesto Rock, Blog Som Independente,Cuia Coletiva, Cyneida Correia (RR) Editora do Caderno B da Folha de Boa Vista, Edgar Borges (RR) Jornalista e membro do Coletivo Caimbé e o Gestor Cultural Hudson Romério (RR).



Os convidados debateram sobre o uso das redes sociais na divulgação da Arte Cultura e também a importância do Jornalismo Cultural. Os temas Cobertura Colaborativa, a comunicação na Região Norte , políticas públicas foram abordados e esquentaram a discussão a respeito da produção cultural e sua relação com as novas tecnologias da informação e comunicação.



Humberto Finatti tecendo elogios a revista Intera.

Gestão de Carreira Musical

Na tarde da sexta-feira(09), Ana Morena, da banda Camarones (RN), Manoel Vilas Boas, Coletivo Canoa/ banda Mr. Jungle, e o Jornalista Murilo Basso (PR) minsitraram a palestra sobre Gestão de Carreiras musicais, também no Cine SESC. Os palestrantes falaram sobre o plano gestor de carreira de bandas e artistas e o gerenciamento de coletivo, que englobou Selos, produção de festival, como lidar com as tais “bandas estrelas”. A atividade acabou virando um grande bate-papo, com a participação das bandas locais, dos Camarones Oquestra Guitarrística, além do Cuia Coletiva (AM).

Manoel Villas Boas e Ana Morena (Camarones)
Camarones Orquestra Guitarrística


E assim terminou a maratona didática da programação de formação do IV Festival TomaRRock. Troca de ideias com produtores culturais, contatos entre as bandas e parcerias para os futuros projetos em 2012.

Confira no próximo post do Manifesto Rock, a cobertura das duas noites de shows do festival.



Cobertura Colaborativa TomaRRock 2011

Cyneida Correia - Editora do Jornal Folha de Boa Vista

Pablo Felippe - Coordenador de Comunicação Coletivo Canoa

Sandro Nine - Blog Manifesto Rock, Blog Som Independente e Cuia Coletiva

Fotos: Pablo Felippe e Sandro Nine.

Leia Mais

Projeto Guaraná com Rock


Nessa quarta (21/12), acontece no Eleven Bar, mais uma edição do projeto Guaraná com Rock, um novo espaço para bandas da cena rock autoral de Manaus. O barulho começas às 21h, e a entrada custa apenas R$ 5,00.(Bilheteria será revertida para o cachê das bandas)



As atrações da noite são as bandas:

21h - TATTVA - Destaque no último Festival Até o Tucupi, a banda está em estúdio trabalhando pesado para a gravação do primeiro CD.

22h - SEASIDE - Depois de um breve hiato, os caras voltam aos palcos do circuito alternativo.

23h - NICOTINES - Recém chegada do IV Festival TomaRRock, a banda entra em estúdio na segunda semana de janeiro para começar as gravações do primeiro EP "Café, Martinis e Cigarros".


As três bandas fazem parte do Cuia Coletiva, grupo formado por músicos e produtores culturais que desenvolve ações relacionadas a cadeia produtiva da música em Manaus.

E mais:

Exposição fotográfica;

Grafitagem na hora com o artista Ricardo Prema (RJ);

Na Discotecagem - DJ CSxxx

Clipes das bandas Manauaras.

Video Game pra galera se divertir!!!


O Eleven Bar fica na Rua Gama Barros, N.333, Conjunto Kissia I, Dom Pedro.

Informações:

8449 - 1788 / 8174 - 7779



Por Sandro Nine
Manifesto Rock - Som Independente - Cuia Coletiva - Projeto Riffs Desplugados
sandronine33@hotmail.com


"Entender a cena é fazer parte dela" !!!

Leia Mais
 
Manifesto Rock - Música, Cultura Pop e Subversão © LDM